30/10/2015

CONVITE

  O fim de tarde de hoje vai ser diferente. Na EB de Vila Nova de Anha vamos homenagear a Senhora D. Maria Augusta d' Alpuim, patrona da BE, na passagem do seu centenário. 


  
 Maria Augusta Pereira d' Eça d' Agorreta d' Alpuim nasceu em abril de 1915, em Lisboa vindo viver, em 1923, para o Paço d' Anha.
 Aos 17 anos fez parte do grupo fundador da Acção Católica em Viana, tendo, ao longo da sua vida, continuado a participar ativamente na vida social da cidade, fundando, ou integrando o grupo fundador, a subdelegação da Mocidade Portuguesa,  o Jardim de Infância Nun' Álvares, a Associação Guias de Portugal de Viana do Castelo e a Casa dos Rapazes.
  Vereadora da Instrução e Assistência, de 1968 a 1974, teve de assumir a Presidência da Câmara, depois do 25 de Abril, por ser a vereadora mais antiga em exercício, tornando-se a primeira mulher a ocupar esse cargo.
  No âmbito cultural, para além da colaboração em vários jornais, esteve ligada à fundação dos Cadernos Vianenses, pertenceu à direção do Centro de Estudos Regionais. De entre as suas obras, destacamos - Casas de Viana antiga, Os Eça e Cinco meses de vida, relato da sua experiência como Presidente da Câmara.

 A sessão começa às 18 horas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.