09/09/2015

O CARDEAL

                     

  No dia 9 de setembro de 1585 nascia um dos homens mais influentes na Europa, com influência no governo francês mesmo após a sua morte. O Cardeal-Duque de Richelieu - Armand Jean du Plessis - tornou-se o todo poderoso chefe de estado do reinado de Luís XIII, preparou o seu sucessor - Cardeal Mazarino - e criou as condições políticas e económicas que permitiram o reinado esplendoroso Rei-sol - Luís XIV.
  Conhecido como a Eminência vermelha, pela cor das suas vestes de cardeal, Richelieu foi o criador da Academia Francesa e um protector e coleccionador de arte. No seu palácio, entre outras obras, podia admirar A Virgem e o Menino com Santa Ana, de Leonardo da Vinci, pinturas de Veronese, Ticiano e Rubens.
 Alexandre Dumas tornou-o uma das principais personagens de Os três mosqueteiros, descrevendo-o como poderoso, autoritário e sinistro.
 Richelieu desenvolveu a indústria francesa, criando pesados impostos sobre as importações, trazendo artesãos para França, sendo desse período, com as rendas italianas como modelo, a criação do famoso bordado Richelieu, base do não menos famoso bordado da Madeira.

                        

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.