19/05/2014

MULHERES VIAJANTES EM ÁFRICA





    Neste livro, cujo complemento de título é Cem anos de mulheres viajantes e exploradoras do continente africano, podemos ler relatos interessantíssimos sobre estas mulheres que viajaram pelo continente africano enfrentando muitas dificuldades ou viajando com muito estilo, como só as inglesas vitorianas sabiam fazer.


Alexine Tinne (1835-1869
   A maior parte levava a sua cama e a sua banheira de estanho embora fossem incómodas de transportar. Alexine Tinne foi talvez quem levou os objectos menos adequados na sua expedição ao Alto Nilo. Viajava com o seu inseparável piano de cauda, os seus móveis de sala, antiguidades, tapetes persas, faqueiro de prata e serviço de porcelana, travesseiros, trinta malas com vestidos de noite, de safari e de amazona. (...)
   Transportavam também uma biblioteca completa com obras de Shakespeare,..., cabeceiras de bronze para as camas, colchões, lençóis, ... e todos os utensílios imagináveis para uma vida de acampamento sofisticada e confortável, incluindo banheiras portáteis.
Florence Baker - 1941-1916
    Nesta viagem (Uganda, 1872) nunca vestiu calças nem polainas, preferia ostentar vestidos elegantes e modernos para causar uma impressão profunda nos nativos. Nas cartas que enviava para Inglaterra pede às enteadas artigos tão curiosos como: «lenços de cambraia, espartilhos de renda, barbas de baleia de aço e, sobretudo, muitos lápis...»
Mary Kingsley . 1862-1900
   Dedicou a maior parte do tempo a chapinhar nos pântanos e nos rios cheios de crocodilos, vestida com as suas pesadas saias vitorianas e camisas de algodão branco... Aí pode descobrir como lhe era útil a sombrinha, quando teve de bater com ela num pobre hipopótamo que tentou meter o nariz na canoa onde ela viajava. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO PODES COMENTAR?

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Selecciona o perfil "Anónimo".
4º Clica em "Enviar comentário"

Atenção: todos os comentários são moderados - não serão publicados os comentários ofensivos ou com erros ortográficos.